fbpx

O AMOR AO PRÓXIMO É INTEGRALIZADO

O AMOR AO PRÓXIMO É INTEGRALIZADO
Cada dia fica ainda mais constatado que não é possível o bem estar individualizado. Para que um esteja bem, é necessário que todos também estejam bem.

É sabido pelo próprio contexto da Humanidade que as gerações são marcadas por notáveis fatos históricos e que os fatos mais relevantes se sobressaem pelos acontecimentos que sucedem nos eventos subsequentes. Ficou confuso? Não há como negar, por exemplo, os contextos sociais advindos após as Primeira e Segunda Guerras Mundiais, além das pandemias da gripe denominada à época como “Espanhola”, bem como, inclusive, a revolução tecnológica conquistada após o ataque às Torres Gêmeas nos Estados Unidos da América e muitas outras relevantes ocorrências que não é o objetivo principal deste texto citar.

O fato é que a atual crise da pandemia ocasionada pelo coronavírus traz relevantes ensinamentos e mudanças sociais. Nosso leitor e telespectador têm visto inúmeras lives que foram abordadas em nossas redes sociais, destacando assuntos como Ciência, saúde, Informação, saúde mental, tecnologia, economia, serviço e promoção social… em nosso portal há ainda abordagens fixas sobre empregos, concursos públicos, trabalho voluntário e filantropia. Ainda no âmbito da filantropia, as doações de empresas e famosos, com a finalidade de mitigar os impactos da pandemia no contexto Humano e social, também foram abordadas nas redes sociais do Hora da Boa Notícia… E é exatamente esse assunto a ser destacado nesta publicação, que terá espaço fixo no portal www.horadaboanoticia.tv.

O que está extremamente límpido nessa atual crise, é a globalização. Atente-se que o assunto por enquanto não é apenas a globalização tecnológica ou na comunicação, mas inclusive na saúde. Um vírus causa uma doença na China e em pouco mais de dois meses tomou proporção mundial. Isso levou a todos a olharem o outro, o próximo, como algo condicionante ao seu próprio bem-estar. A campanha “Fique em casa”, demonstra o quão necessário é abrir mão de determinadas rotinas, para que os profissionais dos serviços essenciais possam cumprir as suas tarefas, as suas missões.

Outro ponto que está muito claro, é que muitos serão lembrados por terem feito a diferença positiva nesse momento, adotando, por exemplo, campanhas do “não demita” e especialmente anonimamente adotando atitudes altruístas. Muito comum perceber o incômodo de quem tem uma vida confortável, em querer fazer algo por quem está em vulnerabilidade, minimamente que seja. São inúmeras campanhas sociais em plena atividade, muitas instituições e organizações Humanitárias que sempre foram atuantes, antes mesmo da atual crise, unindo esforços com quem está disposto a distribuir o que tem em excesso, ou mesmo aqueles que repartem o próprio pão.

Obviamente não estamos enxergando apenas um mundo cor-de-rosa, infelizmente alguns outros serão lembrados pelas atitudes equivocadas, pela mediocridade dos pensamentos, das escolhas e dos discursos. Mas aqui, como você já sabe, essas pessoas não terão espaço. Sabemos que elas existem, mas a filosofia do Hora da Boa Notícia notadamente é de que o mal não merece audiência.

Na programação de temas fixos do portal do Hora da Boa Notícia, sempre esteve o “Trabalho voluntário e a filantropia”, aproveitamos esse novo contexto social para inaugurar a coluna com algumas instituições que serão apresentadas a seguir. Essas organizações* existem há muitos anos, mas tem trabalhado numa força motriz ainda maior nessa época, e se é do teu desejo se unir a essa atividade, seja por meios financeiros ou pela mão de obra, ou seja, o colocar “a mão na massa”, basta escolher aquela que você mais se afiniza. Vamos lá?

(*Com a finalidade de trazer maior visibilidade, as instituições serão trocadas periodicamente)

***

JARDIM DAS OLIVEIRAS – BELÉM (PARÁ)
JARDIM DAS OLIVEIRAS – BELÉM (PARÁ)
O Jardim das Oliveira é uma organização que há quase 50 anos atua na Amazônia, Norte do Brasil, no Estado do Pará, na cidade de Belém. Uma região de profundos contrastes sociais e econômicos que demanda ações contínuas para reduzir a desigualdade e abrir oportunidades para sua comunidade. Uma associação sem fins lucrativos, objetivando o desenvolvimento da qualidade de vida e autonomia econômica, social e pessoal de famílias em condições de vulnerabilidade e riscos sociais na periferia de Belém. Mais informações no site da instituição: http://www.jardimdasoliveiras.org/index.php
Programas e Subprogramas




Família em Ação



Executado por assistente social, o programa objetiva que as famílias alcancem autonomia econômica, social, profissional e pessoal. A família inscrita constrói, junto com o serviço social, um plano de desenvolvimento e qualidade de vida que considera sempre as características, demandas e necessidades de cada família e, até, de cada membro da família e que vai determinar os encaminhamentos para a rede socioassistencial de serviços públicos e privados e ainda para os atendimentos internos e a participação nos demais projetos do Jardim.

Saúde e Vida
Consiste no atendimento, médico, odontológico e psicológico voluntário em espaço próprio de consultórios, farmácia homeopática e sala de espera nas dependências do Jardim das Oliveiras ou as famílias poderão também ser encaminhados para consultórios particulares de profissionais de saúde de parceiros. Se houver demanda para exames, serão encaminhados para laboratórios e clínicas parceiras ou encaminhados para a rede pública de saúde. Havendo vaga, a comunidade que reside em torno do Jardim também é atendida mesmo não fazendo parte do programa.
Trabalho e renda São oportunidades para os jovens e adultos da família a receberem capacitação, treinamento e consultoria para ampliar sua empregabilidade junto ao mercado de trabalho e oferecer suporte aos que desenvolvem seus próprios negócios informais ou queiram ter seu próprio negócio. Essa é uma das principais ações para autonomia econômica da família
Outros Projetos Arte, esporte, cursos profissionalizantes, grupo de convivência, trabalho geriátrico, clube de leitura, educação infantil etc. Veja detalhes em: http://www.jardimdasoliveiras.org/projetos.php
Doações
Depósitos bancários GRUPO ESPÍRITA JARDIM DAS OLIVEIRAS CNPJ 05.055.272/0001-02 Banco do Brasil: AG: 1686-1 – C/C: 9891-4 CEF: AG: 3229 – C/C: 251-6 OP: 003 Bradesco: AG: 2997-1 – C/C: 0016305-8
Site http://www.jardimdasoliveiras.org/contribua.php

***

SEVUL – OBRAS ASSISTENCIAIS DE EVILÁSIO MENEZES – LUSTOSA (BA)
SEVUL – OBRAS ASSISTENCIAIS DE EVILÁSIO MENEZES – LUSTOSA (BA)
SEVUL é uma instituição sem fins lucrativos do distrito de Lustosa, no município de Teodoro Sampaio, Bahia. Foi Fundada em 1935, mas depois de um ato de intolerância religiosa, em 1939, teve as atividades foram interrompidas, sendo retomada em 1967, quando o filho de um dos seus fundadores, o senhor Evilázio Menezes de Almeida, deixou a prisão durante o regime militar e decidiu reabri-la, abraçando a tarefa de ajudar a comunidade como sua verdadeira missão. Em 2019, mesmo após o falecimento de “Tio Vila”, como era cariosamente chamado o líder religioso e escritor Evilásio Meneses, a SEVUL se mantem firme no propósito de atuar gratuitamente nas áreas de Educação, Cultura, Saúde, e Acolhimento a Idosos. Atualmente a diretoria é composta por voluntários que não recebem quaisquer tipo de remuneração ou recompensa material. Mais informações em: https://www.sevul.com.br/
Serviços gratuitos




Lar para Idosos São Francisco



Acolhimento para Idosos de ambos os sexos, com diferentes necessidades e graus de dependência, que estejam em situação de risco ou vivendo nas ruas, sofrendo abusos, maus tratos e outras formas de violência, que não dispõem de condições para permanecer na família, que se encontram com vínculos familiares fragilizados ou rompidos, ou solitários, com a perda da capacidade de autocuidado. É oferecido aos idosos um lar digno, acolhedor, garantindo um ambiente adequado para a necessidade física e emocionais, assegurando assistência nutricional, médica, fisioterapeuta, odontológica, psicológica e também recreativa, local onde os idosos têm proteção, carinho, atenção e amor.
Escola de Artes Nívea Funcionando em dois turnos a escola de artes oferece cursos gratuitos para adolescentes e adultos de cavaquinho, violino, teclado, piano, bateria, flauta e saxofone. A escola também dispõem de aulas de Dança e Ballet, bem como teatro e artesanato e curso profissionalizante de corte e costura.

Clinica dr. Bezerra de Menezes
A Clínica Dr Bezerra de Menezes conta com uma equipe especializada em diversas áreas da Saúde, tendo o principal objetivo, oferecer atendimento de qualidade e gratuito para todos. Sua equipe multidisciplinar é composta de: Assistente Social (voluntário), Enfermeiro, Técnico de Enfermagem, Psicólogo (voluntário), Fisioterapeuta (voluntário), Dentistas (voluntários), Nutricionista (voluntário), Médico Geriatra (voluntário), Médico Cardiologista (voluntário), Médico Pediatra (voluntário), Médico Clinico, (voluntário) Médico Neurologista (voluntário) e Médico Dermatologista (voluntário).
Ala feminina do Lar para Idosos São Francisco – Sevul.
Doações
Depósitos bancários Sociedade Espirita Verdade e União de Lustosa CNPJ 14.400.345/0001-47
Banco do Brasil: Ag 2719-7 – C/C: 40.359-8 Bradesco: Ag 3516-5 ( às vezes não precisa de digito) – C/C: 37.741-4.
Site https://www.sevul.com.br/doacoes

***

AMIGOS DO BEM – Alagoas (AL), Ceará (CE), Pernambuco (PE)

AMIGOS DO BEM – Alagoas (AL), Ceará (CE), Pernambuco (PE)
Iniciada no ano de 1993, com um pequeno grupo de amigos, liderado por Alcione Albanesi, hoje o Amigos do Bem é um dos maiores projetos sociais do país e atende, regularmente, mais de 75 mil pessoas no sertão de Alagoas, de Pernambuco e do Ceará. A organização humanitária promove a transformação de milhares de vidas por meio de projetos contínuos de educação, geração de renda e acesso à água, moradia e saúde, com o intuito de romper um ciclo secular de miséria no sertão. Com as oportunidades promovidas pela ONG, mais de 10 mil crianças e jovens já enxergam um futuro diferente. Mais informações: https://www.amigosdobem.org/.
Programas e Subprogramas
Centro de Transformação (ONG – Amigos do Bem)






Educação



Com programas educacionais para crianças e jovens das comunidades atendidas, a Amigos do Bem criou, além da escola regular, os Centros de Transformação com completa infraestrutura, com atividades extracurriculares e cursos profissionalizantes, contando com voluntários de áreas educacional e multiprofissionais como psicólogos e pedagogos, que capacitam e acompanham professores da rede pública, há também atividades extracurriculares como informática, dança, curso de instrumentos musicais, teatro, esportes e cursos profissionalizantes a exemplo de culinária, manicure, cabeleireiro. A organização oferece ainda bolsas de estudo em parceria com instituições de Ensino Superior, criando oportunidades e desenvolvendo agentes multiplicadores, cidadãos capazes de transformar o seu entorno. Em cada Centro de Trasformação há 3 mil m² de área construída, 25 salas de atividades, biblioteca, quadra poliesportiva e parque infantil. São distribuídas 3.5 mil refeições diárias e ônibus escolar para transportar os aluunos. A equipe conta com mais de 60 profissionais. Mais informações: https://www.amigosdobem.org/projetos-ong/educacao/



Trabalho
Com o objetivo de transformar vidas, a instituição investe na geração de renda para promover inclusão social. Os projetos visam a autossustentabilidade de acordo com o potencial de cada localidade, com frentes de trabalho dirigidas às populações atendidas e também geram diversos empregos para funções locais, promovendo a contratação de profissionais das áreas administrativa, educacional e de serviços em geral. A cultura do caju foi escolhida por ser de fácil desenvolvimento em regiões secas e apresentar grande demanda nos mercados interno e externo. São 130 mil pés de caju, totalizando 680 hectares, nos estados de Pernambuco e Ceará. A equipe de campo recebe capacitação e acompanhamento regulares de profissionais da Embrapa para garantir o cultivo adequado da planta. Castanha de caju, doces, cocadas, doces de leite, geleias, pimenta, mel in natura, produzido através da flor do caju, também amplia as possibilidades de emprego e geração de renda para muitas famílias, tudo com alto padrão de qualidade para estar no mercado de alta concorrência. Nos povoados localizados em Alagoas e Ceará foram implantadas oficinas de costura e artesanato. Mais informações: https://www.amigosdobem.org/projetos-ong/trabalho/




Saúde



Mensalmente, profissionais voluntários da área da saúde prestam atendimento de assistência médica básica e ambulatorial às famílias cadastradas. São realizados procedimentos e atendimentos odontológicos de primeira necessidade. E oftalmologistas também voluntários oferecem atendimento e acompanhamento óptico, além da doação de lentes corretivas e óculos de grau. Mais informações: https://www.amigosdobem.org/projetos-ong/saude/







Infraestrutura
Construídas nos estados de Pernambuco (Buíque e Inajá), Alagoas (São José da Tapera) e Ceará (Mauriti), as quatro Cidades do Bem são dotadas de completa infraestrutura e foram criadas com o objetivo de desenvolver o potencial de cada região e gerar autossustentabilidade. Com mais de 33 mil m2 de edificações, essas Cidades abrigam pessoas que moravam em casas de taipa, desprovidas de qualquer recurso, e funcionam como grandes centros. Além das mais de 3 mil pessoas que ali vivem, habitantes dos demais povoados atendidos também trabalham, estudam e recebem acompanhamentos médico e odontológico nas Cidades do Bem. Além do que, centenas famólias que moravam em casas de taipa, em povoados próximos às Cidades do Bem, vivem hoje uma nova realidade, já que casas de alvenaria foram construídas e entregues mobiliadas e com enxoval de cama, mesa e banho, proporcionando moradia digna para centenas de famílias. Para resolver o problema de falta de água, desde do início do projeto, em1993, 112 cisternas foram construídas e 25 poços perfurados, atendendo às necessidades de muitas comunidades assistidas. Mais informações: https://www.amigosdobem.org/projetos-ong/infraestrutura/
Beneficiamento da castanha do Caju (ONG – Amigos do Bem)
Doações



Depósitos Bancários

Amigos do Bem Instituição Nacional contra a fome e a Miséria CNPJ: 05.108.918/0001-72
Itaú: AG. 0466 – C/C: 64653-6
Bradesco: AG. 1336-6 – C/C: 500-2
Caixa: AG. 4679 – C/C: 600-7 – OP: 003
Por meio do site https://doar.amigosdobem.org/

***

FRATERNIDADE SEM FRONTEIRAS
FRATERNIDADE SEM FRONTEIRAS
A Fraternidade sem Fronteiras (FSF) nasceu de um chamado do coração: Wagner Moura, o fundador e presidente da FSF, era ainda menino quando se viu chorando pela fome no mundo. A organização atua em alguns dos lugares mais pobres do planeta, com esperança e profundo desejo de ajudar a acabar com a fome e a construir um mundo de paz. Com a missão de vivenciar e incentivar a prática da fraternidade, sem restrições étnicas, geográficas ou religiosas, amparando prioritariamente crianças e jovens em situação de vulnerabilidade ou risco social. O objetivo da FSF é o de “sacudir o mundo” com a ideia de que milhões de pessoas, cada uma ajudando um pouquinho, pode acabar com a fome e promover a vida de famílias que vivem na extrema miséria. Desejamos contagiar as pessoas pela confiança de que é possível, sim, fazer um mundo melhor: o bem só precisa agir. Saiba mais em: https://www.fraternidadesemfronteiras.org.br/
PROJETOS



Ação Madagascar



A região vive uma das piores crises humanitárias do mundo. A FSF construiu a Cidade da Fraternidade, com casas, infraestrutura, saneamento básico e atende aproximadamente 3 mil pessoas, oferecendo alimentação, água limpa e cuidados com a higiene e escola para 357 crianças. Mais informações: https://www.fraternidadesemfronteiras.org.br/projetos/
Acolher Moçambique
A FSF disponibiliza água e alimentos a população de Moçambique, a maioria das crianças são órfãs. Mais informações: https://www.fraternidadesemfronteiras.org.br/projetos/




Microcefalia, Ciência e Amor


Um trabalho que une ciência e amor, em Campina Grande, na Paraíba. As crianças recebem o tratamento que precisam no Centro de Atendimento Integral das crianças com microcefalia, do Instituto de Pesquisa Professor Joaquim Amorim Neto. Uma equipe multidisciplinar, formada por fisioterapeutas, psicólogos, médicos, atendem as crianças, oferecendo às famílias a chance do tratamento adequado. A fraternidade abraçou a causa, que nasceu do coração e da dedicação da médica e pesquisadora Adriana Melo. Ela é responsável pela descoberta da relação entre o zika vírus e a microcefalia. Mais informações: https://www.fraternidadesemfronteiras.org.br/projetos/







Brasil, um coração que acolhe



A Fraternidade sem Fronteiras convida a todos para acolher os imigrantes venezuelanos e, juntos, lançar ao mundo uma mensagem de paz.
Desde outubro de 2017 a FSF chegou a fronteira e, com a ajuda de voluntários, apoiadores e padrinhos, construíram um centro de acolhimento, onde as 100 famílias recém chegadas recebem alimentação, orientação para serviços de saúde e educação, têm aula de português e dividem responsabilidades nos cuidados com o ambiente. Enquanto estão acolhidas pela FSF, em Boa Vista, elas esperam a oportunidade de recomeçar em outra cidade brasileira. De abril a outubro de 2019, mais de 300 venezuelanos foram interiorizados no Brasil através do projeto Brasil, um coração que acolhe, da FSF. Muitas histórias lindas de recomeços e conexões foram vividas e compartilhadas. Voluntários de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rondônia e de tantos outros estados receberam de braços abertos esses irmãos. Mais de 100 famílias aguardam, no Centro de Acolhimento da FSF, em Roraima, por uma oportunidade de começar nova vida no Brasil. Mais informações: https://www.fraternidadesemfronteiras.org.br/projetos/







Orquestra Filarmônica Jovem Emmanuel
A instrução musical como fonte de sensibilização para a vida – A Orquestra Filarmônica Jovem Emmanuel é formada por meninos e meninas da periferia de Campo Grande (MS).  Eles têm aulas em locais parceiros do projeto, duas vezes por semana. À medida que evoluem, passam a integrar a Orquestra. As aulas acontecem hoje em três polos, nos bairros Jardim Tayaná, Noroeste  e Centro. Os instrumentos que já integram o projeto são  violino, viola clássica, violoncelo, contrabaixo, flautas transversal e barroca e clarinete. Atualmente são 4 professores, 1 monitor e 52 alunos. A meta, nesta fase do projeto, é ampliar a oportunidade para 300 jovens. Faz parte da programação implantar o polo de metais com aquisição dos instrumentos: trompete, trombone, trompa, euphonium e tuba.  Será necessário contratar mais professores e expandir para 10 polos de aula. A Orquestra Filarmônica Jovem Emmanuel apresenta-se em eventos empresariais, de entidades de classe, órgãos públicos,  em instituições de educação e beneficentes. As apresentações geram experiências gratificantes aos jovens e emocionam o público. Mais informações: https://www.fraternidadesemfronteiras.org.br/projetos/






Chemin du Futur
Para evitar crianças em situação de rua na região do Dakar, Senegal, um grupo de voluntários implantou o orfanato Chemin du Futur (Caminho para o Futuro), um lar que oferece afeto e educação. Segundo a ONU, este é o maior fenômeno de crianças de rua do mundo.  A Fraternidade sem Fronteiras apoia o projeto desde 2016, e hoje o orfanato é mantido pelos “padrinhos” que contribuem mensalmente com a causa. A rotina é de disciplina e, além da escola e cuidados com a saúde, inclui música, esporte e capacitação para o trabalho. A FSF elaborou uma grande horta no local e, em 2017, implantou uma granja,  com o objetivo de tornar o projeto autossustentável e também transformar a avicultura em formação profissionalizante para os jovens. Mais informações: https://www.fraternidadesemfronteiras.org.br/projetos/




Nação Ubuntu Malawi
A Nação Umbuntu está sendo edificada ao lado de um campo de refugiados que existe há 24 anos, instalado pelo governo do País, inicialmente para atender um momento emergencial, de crise. E está localizado no Malawi, país vizinho de Moçambique. A FSA oferece instrução, alimentação, formação para o trabalho, oficinas de produção e, na base, a mentalidade educacional ubuntu. O terreno já foi comprado pela FSF e o desafio agora é construir a estrutura. O projeto arquitetônico idealizado aspira fazer da Nação Ubuntu modelo de cultura transformador das realidades de refugiados hoje no mundo. Apadrinhe essa causa, ajude a divulgar, seja um voluntário. Vamos juntos semear fraternidade. Mais informações: https://www.fraternidadesemfronteiras.org.br/projetos/



Retratos de Esperança (Bahia)
No Sertão da Bahia a esperança de dias melhores nasce através do projeto Retratos de Esperança. A iniciativa, abraçada pela Fraternidade sem Fronteiras (FSF), está presente hoje em nove cidades do Estado, construindo casas, trabalhando com reforço escolar, projeto de música e aulas de futebol. Juntos, com um pouquinho de cada, sonhamos em levar para eles educação, água limpa e saneamento básico. Em março de 2019 aconteceu a primeira caravana para o Sertão foi realizada com atendimento a saúde e uma imersão linda na cultura do nosso nordeste. Ainda há muito para se fazer. Mais informações: https://www.fraternidadesemfronteiras.org.br/projetos/








Jardim das Borboletas (Bahia)
Crianças diagnosticadas com uma doença rara chamada Epidermólise Bolhosa recebem tratamento e cuidados especiais na ONG Jardim das Borboletas em Caculé, na Bahia. A doença que atinge a pele, é grave, não contagiosa e incurável, deixando feridas sensíveis até mesmo a água. A Fraternidade sem Fronteiras (FSF) abraçou essa iniciativa para ajudar na manutenção desse trabalho cheio de amor e esperança. Hoje, o apadrinhamento proporcionará a essas crianças a chance de uma melhor condição de vida, através da compra de remédios e curativos de alto custo. Uma caixa do curativo de silicone indicado para o tratamento, no tamanho 20x50cm que vem com quatro folhas custa no Brasil R$ 2250 e nos Estados Unidos $119. Uma criança usa em média uma caixa por dia, totalizando assim 30 caixas por mês, cerca de R$67.500. Em 2018, a ONG Jardim das Borboletas gastou mais de R$ 948 mil com 23 borboletas acolhidas entre os meses de março e dezembro. Juntos, queremos proporcionar para todas essas borboletas a melhor vida possível, repleta de cuidado, sorrisos, amor e fé que dias melhores estão por vir. Mais informações: https://www.fraternidadesemfronteiras.org.br/projetos/

Fraternidade na Rua (Mato Grosso do Sul)
O trabalho da Fraternidade sem Fronteiras em parceria com a Clínica da Alma MS visa resgatar das ruas de Campo Grande (MS) dependentes químicos que queiram deixar o vício das drogas, reescrevendo assim uma nova história para suas vidas através do amor e da esperança. O tratamento oferecido pela Clínica é totalmente gratuito, possível graças ao esforço e perseverança dos voluntários da causa. É emocionante conhecer as histórias de superação e renovação de vida que esse projeto tem para contar. E ainda podemos fazer muito mais! Mais informações: https://www.fraternidadesemfronteiras.org.br/projetos/
Doações




Depósito Bancário
Fraternidade Sem Fronteiras: CNPJ 11.335.070/0001-17
Banco do Brasil: Ag.: 5783-5 C/c. 26224-2;
Banco do Itaú: Ag.: 0091 C/c. 53286-1;
Banco Bradesco: Ag.: 3408-8 conta 22109-0.
SWIFT BRASBRRJBSA IBAN (Dados para transferências internacionais) BR0800000000057830000262242C1
Doações por meio do site https://www.fraternidadesemfronteiras.org.br/doacao-avulsa/

***

Seja um voluntário – você pode doar serviços e sua mão de obra

Agora vamos falar da organização “Voluntários” (www.voluntários.com.br). Trata-se de um site que disponibiliza um cadastro de instituições filantrópicas humanitárias e ao mesmo tempo de pessoas que se disponibilizam a trabalharem como voluntárias. Isso significa que, por exemplo, se você administra uma instituição e busca determinado trabalhador voluntário, lá você encontra uma lista de pessoas que se cadastraram para aquele trabalho que naquele momento você pode precisar. E se no caso, você tem uma determinada aptidão ou expertise, e quer colaborar com o seu saber voluntariamente, você pode se cadastrar nesse mesmo site e atender a instituição quando ela precisar. O seu trabalho voluntário poderá ser permanente ou esporádico, de acordo com a sua disponibilidade e a necessidade da instituição.

SEJA UM VOLUNTÁRIO
A história do www.voluntários.com.br começa em 1997, quando o renomado professor da Universidade de São Paulo (USP) Stephen Kanitz se aposentou e passou a se dedicar ao trabalho voluntário ajudando o Terceiro Setor. Começou perguntando aos líderes do setor o que eles mais precisavam, tendo como resposta: Visibilidade: de onde acabou surgindo o Prêmio Bem Eficiente contemplando as 50 Melhores Entidades do ano. Recursos: que deu origem ao site Filantropia.org, o primeiro site brasileiro a ajudar a doação. Voluntários: de onde surgiu o site voluntarios.com.br. Desde o início, Kanitz procurou incentivar os voluntários a escolherem entidades próximas de sua residência, escola ou trabalho ao priorizar buscas por critérios de localização geográfica: “Antes de salvar o mundo, salve o seu bairro!”. Mais informações em: https://voluntarios.com.br/p/nossa-historia/.
Cadastros e Buscas


Pesquisa de Entidades
Aqui você pesquisa a entidade pelo nome ou pela cidade e bairro de sua preferência/disponibilidade. A pesquisa também pode ser realizada de acordo com a área de atuação do serviço que você quer disponibilizar (ambientalismo; assistências e serviços sócias; desenvolvimento, Direitos Humanos; educação e pesquisa, saúde etc). Acesso: https://voluntarios.com.br/entidade/busca
Cadastro de voluntário Aqui você pode cadastrar o seu serviço voluntário e ficar disponível para quando uma organização buscar. Acesso: https://voluntarios.com.br/aut/signup/
Pesquisa de serviços Aqui você fica sabendo quais serviços ou bens que as entidades necessitam. Acesso: https://voluntarios.com.br/doacao/busca
Procure um voluntário Aqui as entidades podem fazer as buscas específicas de acordo com a necessidade. No entanto, a entidade precisa fazer um cadsatro prévio. Acesso: https://voluntarios.com.br/voluntario/busca

Direto da redação do Hora da Boa Notícia.

Read More

Hora da Boa Notícia Informa sobre Concursos Públicos

Hora da Boa Notícia Informa sobre Concursos Públicos

Há vagas em todas as Regiões do Brasil

Hora da Boa Notícias Informa sobre Concursos Públicos

Esse é um período de grandes transformações no mundo, nesse momento é constatado que as teorias sobre o mundo globalizado agora está definitivamente na prática. Com isso, a Humanidade percebe que cuidar de si é a forma inclusive de cuidar do outro e cuidar do outro também significa cuidar de si. A saúde mundial comprova que se o outro não estiver bem, isso pode desencadear esse processo de pandemia que está aí.

A boa notícia é que os preceitos de amor ao próximo não é mais um convite, mas uma convocação, a qual muitos que não se adaptarem, não sobreviverão no futuro bem próximo. A concorrência está dando lugar à solidariedade e essa construção desse novo mundo é muito boa para a “Nova Humanidade” que se formará na Terra.

Muitos estão revendo também seu tempo, estão avaliando a dedicação com a família e os atuais trabalhos e empregos. A crise jamais será um fim, mas sim um momento de renovação e recomeço… e… sim, tem quem precisa recomeçar… num novo emprego, num novo empreendimento ou numa nova profissão. Pensando nisso, o Hora da Boa Notícia fez uma série de três reportagens, duas sobre empregos e agora entrega a você uma lista de concursos que estão atualmente com inscrições abertas.

Abaixo você confere a lista em ordem “Nacional” e “Regional”. Nelas você busca pela sua cidade e consulta informações contidas nos sites das organizadoras dos certames e nos seus respectivos editais. O Hora da Boa Notícia alerta que essa é uma reportagem meramente informativa e de serviço público, ao qual não exime o interessado de verificar todas as regras contidas nos editais de cada concurso, inclusive as alterações que possam ocorrer durante ou após a publicação desta reportagem.

No mais, Shirley Oliveira e toda a equipe do Hora da Boa Notícia desejam a todos sucesso e paz no coração. Forte abraço!

Concurso Público – Âmbito Nacional
Órgão Período de inscrição Edital
Marinha do Brasil / Sargento – Músico
16/03/2020 a 26/04/2020

Informações – Clique aqui
Marinha do Brasil / Colégio Naval
16/03/2020 a 26/04/2020

Informações – Clique aqui
Marinha do Brasil / Escola Naval
20/04/2020 a 10/05/2020

Informações – Clique Aqui
Amazul Amazônia Azul Tecnologia de Defesa S.A.
20/04/2020 a 10/05/2020

Informações – Clique aqui
Concurso Público – Região SudesteSão Paulo (SP)
Órgão Período de Inscrição Edital
Câmara – Santa Isabel 09/03/2020 a 26/04/2020 Informações – Clique aqui
Câmara de Vinhedo 13/04/2020 a 13/05/2020 Informações – Clique aqui
Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa)
14/04/2020 a 06/05/2020

Informações – Clique aqui
Conselho Regional de Técnicos Industriais (CRT)
23/03/2020 a 08/06/2020

Informações – Clique aqui
Fundação Instituto Tecnológico de Osasco (FITO)
16/04/2020 a 04/06/2020

Informações – Clique aqui
Instituto Nacional de Ciências da Saúde (INCS)
27/02/2020 a 08/06/2020

Informações – Clique aqui
Polícia Militar do Estado de São Paulo
SUSPENSO

Informações – Clique aqui
Prefeitura de Botucatu / Concurso Público
09/03/2020 a 26/04/2020

Informações – Clique aqui
Prefeitura de Botucatu / Processo seletivo – Agente Comunitário
09/03/2020 a 03/05/2020

Informações – Clique aqui
Prefeitura Elias Fausto 30/03/2020 a 05/05/2020 Informações – Clique aqui
Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva (Saec)
20/04/2020 a 28/05/2020 (16h)

Informações – Clique aqui
Câmara de Jandira 04/03/2020 a 30/04/2020 Informações – Clique aqui
Câmara de União Paulista 21/03/2020 a 26/04/2020 Informações – Clique aqui
Câmara de Vinhedo 13/04/2020 a 13/05/2020 Informações – Clique aqui
Consórcio Intermunicipal CEMMIL Saneamento Ambiental – Aguaí
11/04/2020 a 10/05/2020

Informações – Clique aqui
Consórcio Intermunicipal CEMMIL Saneamento Ambiental – Mogi Mirim – Base Territorial CEMMIL

10/04/2020 a 10/05/2020



Informações – Clique aqui
Fundação Adib Jatene 18/04/2020 a 27/04/2020 Informações – Clique aqui
Fundação Educacional Guaçuama – Professor e outros
17/02/2020 a 03/05/2020

Informações – Clique aqui
Fundação Educacional Guaçuama – Vários Cargos
17/02/2020 a 03/05/2020

Informações – Clique aqui
Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro
11/03/2020 a 11/06/2020

Informações – Clique aqui
Hospital Infantil Cândido Fontoura
27/03/2020 a 28/04/2020

Informações – Clique aqui
Lar Sã Doutrina (Dracena) 1º a 26/04/2020 Informações – Clique aqui
Prefeitura de Alfredo Marcondes
15/04/2020 a 14/05/2020

Informações – Clique aqui
Prefeitura de Aparecida do Oeste
14/04/2020 a 13/05/2020

Informações – Clique aqui
Prefeitura de Cubatão 22/04/2020 a 25/05/2020 Informações – Clique aqui
Prefeitura de Diadema 13/02/2020 a 30/04/2020 Informações – Clique aqui
Prefeitura de Gália 19/03/2020 a 26/04/2020 Informações – Clique aqui
Prefeitura de Jandira (Administrativo)
17/03/2020 a 11/05/2020

Informações – Clique aqui
Prefeitura de Jandira (Saúde) 22/04/2020 a 11/05/2020 Informações – Clique aqui
Prefeitura de Júlio Mesquita 26/03/2020 a 06/05/2020 Informações – Clique aqui
Prefeitura de Panorama 27/03/2020 a 26/04/2020 Informações – Clique aqui
Prefeitura de Ribeirão Grande 13/03/2020 a 27/04/2020 Informações – Clique aqui
Prefeitura de Sebastianópolis do Sul
10/04/2020 a 03/05/2020

Informações – Clique aqui
Prefeitura de Tatuí 08/03/2020 a 30/04/2020 Informações – Clique aqui
Prefeitura de Tuiuti 20/04/2020 a 17/05/2020 Informações – Clique aqui
Prefeitura de Vinhedo 27/04/2020 a 08/06/2020 Informações – Clique aqui
Serviços Técnicos Gerais de Campinas (SETEC)
10/03/2020 a 28/05/2020

Informações – Clique aqui
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
07/04/2020 a 06/05/2020

Informações – Clique aqui
Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Araçatuba
07/04/2020 a 06/05/2020

Informações – Clique aqui
Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Bauru 07/04/2020 a 06/05/2020 Informações – Clique aqui
Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Franca
07/04/2020 a 06/05/2020

Informações – Clique aqui
Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Rosana
07/04/2020 a 06/05/2020

Informações – Clique aqui
Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Tupa
07/04/2020 a 06/05/2020

Informações – Clique aqui
Universidade Federal de São Paulo (USP) – Concurso
22/04/2020 a 19/10/2020

Informações – Clique aqui
Concurso Público – Região Sudeste
Rio de Janeiro (RJ)
Órgão Período de Inscrição Edital
Divisão de Gestão Administrativa de da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde (R. Janeiro)

20/04/2020 a 30/04/2020

Informações – Clique aqui Inscrições – Clique aqui
Prefeitura de São Gonçalo 30/03/2020 a 10/05/2020 Informações – Clique aqui
Prefeitura de Piraí 16/03/2020 a 04/05/2020 Informações – Clique aqui
Concurso Público – Região Sudeste
Minas Gerais (MG)
Órgão Período de Inscrição Edital
Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região
21/05/2020 a 13/07/2020

Informações – Clique aqui
Prefeitura de Araguari 14/05/2020 a 15/06/2020 Informações – Clique aqui
Prefeitura de Bom Jardim de Minas
23/03/2020 a 30/04/2020

Informações – Clique aqui
Prefeitura de Contagem 1º/04/2020 a 04/05/2020 Informações – Clique aqui
Prefeitura de Monte Santo de Minas
13/05/2020 a 15/06/2020

Informações – Clique aqui
Câmara de Boa Esperança 03/08/2020 a 03/09/2020 Informações – Clique aqui
Câmara de Borda da Mata 08/06/2020 a 08/07/2020 Informações – Clique aqui
Câmara de Capetinga 09/06/2020 a 09/07/2020 Informações – Clique aqui
Câmara de Extrema 22/04/2020 a 25/05/2020 Informações – Clique aqui
Câmara de Frei Lagonegro 13/04/2020 a 12/05/2020 Informações – Clique aqui
Câmara de Itaú de Minas 02/04/2020 a 02/05/2020 Informações – Clique aqui
Câmara de Maria da Fé 20/05/2020 a 19/06/2020 Informações – Clique aqui
Câmara Municipal de Santa Fé de Minas
18/06/2020 a 20/07/2020

Informações – Clique aqui
Câmara de São Tomé das Letras 20/04/2020 a 19/05/2020 Informações – Clique aqui
Câmara de São Vicente de Minas
16/06/2020 a 15/07/2020

Informações – Clique aqui
Câmara Municipal de Divino 08/05/2020 a 08/06/2020 Informações – Clique aqui
Conselho Regional de Enfermagem (COREN)
06/03/2020 a 09/05/2020

Informações – Clique aqui
Hospital Municipal de Sant’Ana de Carandaí
13/04/2020 a 12/05/2020

Informações – Clique aqui
Prefeitura de Bambuí 17/06/2020 a 17/07/2020 Informações – Clique aqui
Prefeitura de Bia Flores 22/06/2020 a 22/07/2020 Informações – Clique aqui
Prefeitura de Campo Belo 01/06/2020 a 02/07/2020 Informações – Clique aqui
Prefeitura de Carmo da Mata 17/04/2020 a 18/05/2020 Informações – Clique aqui
Prefeitura de Conceição do Rio Verde
10/03/2020 a 04/05/2020 (11h)

Informações – Clique aqui
Prefeitura de Conceição do Rio Verde
10/03/2020 a 04/05/2020 (11h)

Informações – Clique aqui
Prefeitura de Contagem 13/04/2020 a 07/05/2020 Informações – Clique aqui
Prefeitura de Coronel Fabriciano
09/03/2020 a 19/06/2020

Informações – Clique aqui
Prefeitura de Delfim Moreira 28/04/2020 a 28/05/2020 Informações – Clique aqui
Prefeitura de Dores de Campos 17/04/2020 a 27/05/2020 Informações – Clique aqui
Prefeitura de Igaratinga 1º/04/2020 a 12/06/2020 Informações – Clique aqui
Prefeitura de Ipatinga 06/05/2020 a 05/06/2020 Informações – Clique aqui
Prefeitura de Itinga 21/04/2020 a 21/05/2020 Informações – Clique aqui
Prefeitura de Lagoa Formosa 27/04/2020 a 27/05/2020 Informações – Clique aqui
Prefeitura de Lagoa Santa 20/04/2020 a 30/04/2020 Informações – Clique aqui
Prefeitura de Mantena 30/03/2020 a 29/04/2020 Informações – Clique aqui
Prefeitura de Moema 27/04/2020 a 27/04/2020 Informações – Clique aqui
Prefeitura de Palma 07/04/2020 a 07/05/2020 Informações – Clique aqui
Prefeitura de Paracatu 23/042020 a 28/05/2020 Informações – Clique aqui
Prefeitura de Paula Cândido 11/05/2020 a 10/06/2020 Informações – Clique aqui
Prefeitura de Ritápolis 25/05/2020 a 24/06/2020 Informações – Clique aqui
Prefeitura de Santa Bárbara 18/03/2020 a 30/04/2020 Informações – Clique aqui
Prefeitura de Santa Helena de Minas
1º/06/2020 até 30/06/2020

Informações – Clique aqui
Prefeitura de Santa Rosa da Serra
08/06/2020 a 08/07/2020

Informações – Clique aqui
Prefeitura de Santana de Manhuaçu
31/03/2020 a 29/04/2020

Informações – Clique aqui
Prefeitura de Gonçalo do Pará 27/04/2020 a 08/05/2020 Informações – Clique aqui
Prefeitura de São Sebastião da Bela Vista
25/05/2020 a 23/06/2020

Informações – Clique aqui
Prefeitura de Simonésia 08/05/2020 a 07/06/2020 Informações – Clique aqui
Prefeitura de Turvolândia 27/04/2020 a 30/04/2020 Informações – Clique aqui
Prefeitura de Varginha 13/04/2020 a 12/05/2020 Informações – Clique aqui
Prefeitura de Wenceslau Braz 11/05/2020 a 11/06/2020 Informações – Clique aqui
Prefeitura de Moema 04/05/2020 a 03/06/2020 Informações – Clique aqui
Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (1)
1º/07/2020 a 19/08/2020

Informações – Clique aqui
Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (2)
22/04/2020 a 28/04/2020

Informações – Clique aqui
Fundação de Educação para o Trabalho
24/04/2020 a 30/04/2020

Informações – Clique aqui
Concurso Público – Região Sudeste
Espírito Santo (ES)
Órgão Período de Inscrição Edital
Câmara de Vila Velha 14/04/2020 a 03/05/2020 Informações – Clique aqui
Prefeitura de Ibiraçu 28/04/2020 e 29/04/2020 Informações – Clique aqui
Prefeitura de São Roque do Canaã
24/03/2020 a 16/06/2020

Informações – Clique aqui
Concurso Público – Região Sul
Curitiba e Florianópolis
Órgão Período de Inscrição Edital
Conselho Regional de Técnicos Industriais 4ª Região
24/02/2020 a 07/05/2020

Informações – Clique aqui



Concurso Público – Região Sul
Paraná (PR)
Órgão Período de Inscrição Edital
Consócio Intermunicipal de Urgência e Emergência do Noroeste do Paraná – Samu Noroeste

03/04/2020 a 04/05/2020


Informações – Clique aqui
Instituto Nacional de Ciência e Saúde (INCS)
27/02/2020 a 08/06/2020

Informações – Clique aqui
Polícia Militar do Paraná 01/04/2020 a 04/05/2020 Informações – Clique aqui
Polícia Civil 04/05/2020 a 02/06/2020 Informações – Clique aqui
Prefeitura de Medianeira e Impremed
23/03/2020 a 06/05/2020

Informações – Clique aqui
Câmara de São Pedro do Iguaçu 24/03/2020 a 25/05/2020 Informações – Clique aqui
Câmara de Almirante de Tamandaré
23/03/2020 a 07/05/2020

Informações – Clique aqui
Conselho Regional de Nutricionistas 8ª Região
11/05/2020 a 13/07/2020

Informações – Clique aqui
Prefeitura de Araucária 25/03/2020 a 24/05/2020 Informações – Clique aqui
Prefeitura de Bom Jesus do Sul 20/05/2020 a 05/05/2020 Informações – Clique aqui
Prefeitura de Chopinzinho 15/04/2020 a 30/05/2020 Informações – Clique aqui
Prefeitura de Colombo 13/04/2020 a 30/04/2020 Informações – Clique aqui
Prefeitura de Diamante do Norte
01/04/2020 a 04/05/2020

Informações – Clique aqui
Prefeitura de Nova Santa Rosa 15/04/2020 a 04/05/2020 Informações – Clique aqui
Prefeitura de Ouro Verde do Oeste
07/04/2020 a 11/05/2020

Informações – Clique aqui
Prefeitura de Paula Freitas 22/04/2020 a 20/05/2020 Informações – Clique aqui
Prefeitura de Piraquara 16/03/2020 a 03/05/2020 Informações – Clique aqui
Prefeitura de Terra Boa 04/05/2020 a 15/05/2020 Informações – Clique aqui
Prefeitura de Terra Rica 18/04/2020 a 18/05/2020 Informações – Clique aqui
Prefeitura de Tomazina 22/04/2020 a 28/04/2020