Base Nacional de Trabalho e Emprego

Portal do Ministério do Trabalho

Base Nacional de Trabalho e Emprego

O site do Ministério do Trabalho e Emprego do Governo Federal dispõe da plataforma denominada “Portal Emprega Brasil”, que entre outros itens, consta de uma base nacional de vagas de emprego. No entanto, para o cidadão ter acesso às ofertas, é necessário que faça um cadastro prévio, informando dados como CPF, nome completo, número do telefone celular e o e-mail. Após esta identificação, o interessado pode acessar os seus próprios dados, bem como consultar a Carteira de Trabalho digital, e, enfim, ter acesso a lista de empregos.

– Sobre o Emprega Brasil

O Portal Emprega Brasil é desenvolvido com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que tem por objetivo de tornar as políticas públicas de emprego mais próximas do cidadão, disponibilizando na internet os Postos de Atendimento do Sistema Nacional de Emprego (SINE), na tentativa de proporcionar maior agilidade entre procura e oferta de empregos.

Para as empresas, estão disponíveis aplicações que possibilitam o encontro mais rápido do trabalhador desejado, além de auxiliá-las no atendimento das disposições trabalhistas.

O Portal Emprega Brasil propõe reunir em um único banco de dados, as informações de trabalhadores e vagas disponibilizadas nas agências de emprego do SINE, em âmbito nacional, para facilitar o autoencaminhamento do interessado. A tentativa é agilizar a oferta e procura da vaga e da mão de obra, integrando o atendimento aos trabalhadores e empregadores. Outro ponto a destacar é que, quando o trabalhador solicita o Seguro-Desemprego, ele já tem também acesso às vagas disponíveis no portal, além de se profissionalizar com os cursos de qualificação gerenciado pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), criado em 2011.

O portal disponibiliza ainda outros serviços tanto para o trabalhador, quanto para as empresas. Confira a seguir:

Serviços ao trabalhador:

1) Consultar a situação do seu requerimento de Seguro-Desemprego e informações sobre o benefício. 2) Ter acesso ao cadastro de vagas de emprego de acordo com o seu perfil profissional. 3) Verificar cursos de qualificação de seu interesse, no link “Escola do Trabalhador” (Esse link o Hora da Boa Notícia verificou que está fora do ar). 4) Obter informações sobre o benefício Abono Salarial. 5) Consultar a Classificação Brasileira de Ocupações – CBO.

Serviços ao empregador:

1) Enviar Requerimento de Seguro-Desemprego. 2) Disponibilizar vagas de emprego. 3) Verificar currículo de trabalhadores. 4) Enviar declaração do CAGED. 5) Enviar demandas de qualificação profissional. 6) Consultar a Classificação Brasileira de Ocupações – CBO.

Para acessar o Portal Emprega Brasil – Clique aqui.
Para realizar o Cadastro – Clique aqui.

Direto da redação do Hora da Boa Notícia.